• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

XIII Congresso Catarinense de Municípios: Gestoras municipais compartilham experiências bem sucedidas

XIII Congresso Catarinense de Municípios: Gestoras municipais compartilham experiências bem sucedidas

XIII Congresso Catarinense de Municípios: Gestoras municipais compartilham experiências bem sucedidas 600 400 Fecam Portal

A programação do XIII Congresso Catarinense de Municípios desta quinta-feira (19) oportunizou espaço para o relato de experiências em ações inovadoras nas administrações municipais. Com o tema "A Inserção da Mulher no Movimento Municipalista", cinco Municípios apresentaram seus conhecimentos e vivências em projetos que estão em prática. A primeira exposição foi realizada por representantes de Chapecó e abordou dois projetos inovadores, "Cidade do Idoso", e "Artesanato na Palma da Mão".

Em seguida, a assistente social de Brusque, Fabiana Demétrio, conta que por meio de encontros quinzenais organizados pela prefeitura de Brusque, as participantes do projeto "Mulheres Pandora" têm aprendido a resgatar sua autoestima e compreender melhor sua autonomia. "Os temas centrais trabalhados no grupo têm foco no resgate da autoestima, orientação sobre a prevenção e proteção à violência contra a mulher, potencialização e restabelecimento de vínculos com a psicomotricidade relacional". A proposta implantada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS atende vítimas de violência e promove terapias em grupo.

Após, foi a vez do departamento de Fomento a Atividades Inclusivas – FAI de Içara, ligado à Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, apresentar sua experiência. De acordo com a primeira-dama e presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon, o trabalho inclusivo realizado nos projetos "Paninho Amigo" e "Artesanato na Praça", feitos pelas participantes dos 45 clubes de mães da cidade, bem como, a loja de artesanato no calçadão da cidade oportunizam as mães a comercialização dos produtos manuais.

A diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaraguá do Sul, Elci Cristofolini, e integrantes de sua equipe técnica, apresentaram a experiência de seu município no Programa "Família Acolhedora", implantado desde 2005. Elci reiterou que a proposta deste programa é cadastrar e preparar famílias da comunidade para acolherem provisoriamente crianças e adolescentes. "Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa experiência com o programa "Família Acolhedora" com outros Municípios do Estado o que nos gratifica muito", destacou.

A secretária de Assistência Social e Saúde de Massaranduba, Suzane Reike, explanou sobre várias atividades de sucesso promovidas em seu Município, dentre elas, a doação solidária. Segundo ela, a doação solidária consiste em organizar e levar mensalmente pessoas da comunidade para doar sangue nos Hemosc de Blumenau e Jaraguá do Sul, tratando-se de um ato simples, mas que beneficia toda região. "As mulheres são o carro chefe de todas essas ações, principalmente, por nós termos a capacidade de nos aproximar da comunidade de nosso município e sentir qual é a sua dificuldade", enfatiza Suzane sobre a atuação feminina em cargos públicos municipais.

 

Fotos Agencia Mafalda Press
Matérias de Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Jornalista / Assessora de Comunicação da AMFRI

Jornalista responsável no XIII Congresso Catarinense de Municípios – Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação da Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 99860106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br