A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) participou nesta manhã da abertura oficial da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Foram mais de 4,2 mil municípios inscritos e 3 mil prefeitos presentes no maior evento municipalista do Brasil. A prefeita de Vargem e presidente da FECAM, Milena Andersen Lopes, subiu ao palco, juntamente com outras autoridades, representando o Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, afirmou que “esse é o primeiro momento em que há diálogo do governo federal com os Municípios. Podem ter ocorrido eventos ou contatos com prefeitos, mas não com nossa entidade, que tem plena autonomia para lutar por um verdadeiro pacto federativo”. Em sua fala, apresentou ao vice-presidente Geraldo Alckmin e aos demais ministros presentes um panorama sobre os municípios brasileiros. Frisou também que a Marcha não é um evento de enfrentamento ao governo, mas sim de aproximar os gestores municipais das discussões.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou que haverá diálogo total com os entes locais e que irá se comprometer com uma reforma tributária justa, que ajude a economia a crescer. Ele ainda reforçou a gestão local, afirmando que os fatos acontecem nos municípios. “O século XIX foi dos impérios, o século XX dos países, e o século XXI é dos municipíos”, reforçou.
A FECAM conta com um stand na feira do evento, em conjunto com o CIGA e o CINCATARINA, no qual apresenta aos visitantes o trabalho realizado com os municípios e mostra ferramentas desenvolvidas internamente, como o Fecount, ferramenta que descomplica o acesso a dados de finanças municipais.